Tutoriais‎ > ‎Windows‎ > ‎

Compartilhamento de Impressoras no Windows 8

postado em 1 de mai de 2013 11:33 por Prof. Rodrigo Costa
Foi um pouco esquisito, fui à UFC e tinhamos um problema com uma impressora compartilhada.

Em uma máquina com Windows 8 havia uma impressora compartilhada. Os outros usuários acessavam a máquina através de seu IP \\XXX.YYY.ZZZ.WWW e configuravam a impressora normalmente. Similar ao mostrado na Figura abaixo:

Mas quando tentavamos fazer o mesmo procedimento usando o nome da máquina não dava certo. Creio que o problema acabou sendo por causa do Windows Server 2008 que distribui o DHCP e adiciona o sufixo do Active Directory nas estações.

Toda vida que clicava em cima da impressora e colocava em conectar resultava no erro 0x00000709
error 0x00000709


Então a solução seria acessar por IP, mas a máquina tinha IP dinâmico. O lease time da rede estava em torno de uma semana então tudo funcionou por um bom tempo. Mas como se sabe, se a máquina passar mais tempo que o lease time do DHCP, o IP é liberado e quando  a máquina entrar na rede vai ter um novo IP, necessitando a mudança do IP em todas as máquinas ou a configuração do IP estático.

Uma solução foi criar uma reserva de um IP no DHCP 
Isso já resolveria pq sempre que a máquina entrasse na rede, teria sempre o mesmo IP. Mas o melhor mesmo seria acessar ela pelo nome.

Para funcionar, bastava entrar num CMD com privilégios de administrador e dar o comando
reg add HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print /v DnsOnWire /t REG_DWORD /d 1

Depois disso criei no DNS uma entrada do tipo A com o nome impressora.dominio.com apontando pro ip da máquina que tinha a impressora.

Funcionou que é uma beleza.!

Problema é que ela reduz um pouco o desempenho do compartilhamento de impressão,


Comments