Tutoriais‎ > ‎Windows‎ > ‎

X-Windows + Putty

postado em 7 de mar de 2012 09:29 por Prof. Rodrigo Costa   [ 23 de abr de 2012 05:13 atualizado‎(s)‎ ]

Olá,
Vocês sabem que o SSH não só utiliza o prompt de comando. É possível chamar interfaces gráficas mesmo se conectando remotamente. Uma coisa interessante de se fazer seria adquirir os quadros em uma máquina Linux e visualizar os quadros adquiridos ou processados em outra máquina.

No linux é muito fácil, basta se conectar via SSH usando a opção -x
ssh -x [email protected]

este comando direciona os comandos gráficos para o x-windows rodando na sua própria máquina.

No windows, não existe nenhum servidor x-windows. Mas basta instalar, o download está disponível em http://sourceforge.net/projects/xming/
Após instalar, executa-se o xming e basta abrir o putty e solicitar a utilização do x-server, conforme mostrado a seguir:


Por exemplo qualquer instalador que necessite de uma interface gráfica, basta subir o startx no servidor e depois abrir o putty usando essas configurações. Assim, consegui instalar o truecrypt, abrir o gnumeric ou até janelas específicas do lxde, conforme mostrado a seguir.

 
 

Até mesmo uma interface gráfica inteira dá para ser levantada. Abri o putty, depois dei o comando /usr/bin/lxsession -s Lubuntu -e LXDE.


Eu por exemplo, fiz um programinha só para abrir os quadros da Webcam e exibir


No caso, a única inconveniência é a velocidade, os quadros chegam bem lentos e estão um pouco atrasádos, mas é uma solução.



ą
Prof. Rodrigo Costa,
7 de mar de 2012 09:29
Comments