1. Introdução à Computação Gráfica

Post date: 08/12/2011 17:05:00

Nesta aula, vamos discutir a introdução à CG, bem como os assuntos fundamentais para seu entendimento, iniciando pelas suas principais áreas e aplicações.

  1. O que você entende por Computação Gráfica?

  2. Quais são consideradas as três principais sub-areas da computação gráfica? Explique cada uma delas suscintamente.

  3. O que consiste uma imagem e o que difere cada tipo de imagem? Dê três exemplos de diferentes imagens com diferentes meios de formação.

  4. O que é um pixell e o que ele representa?

  5. Quais são as diferenças entre as imagens vetoriais e matriciais. Explique duas vantagens e duas desvantagens de cada uma delas. Em quais dispositivos cada um é utilizado.

  6. Cite tipos de dispositivos de entrada e saída que são utilizados para os dois tipos de imagens.

  7. Explique detalhadamente o funcionamento de um dispositivo gráfico de saída Por que os primeiros equipamentos gráficos eram vetoriais? O que causou a mudança para os atuais dispositivos que são predominantemente matriciais.

  8. Explique o que é resolução espacial e profundidade de cor (color depth) de uma imagem.

  9. É possível converter qualquer imagem vetorial numa imagem matricial?

  10. É possível converter qualquer imagem matricial em uma imagem vetorial? Cite uma forma de representação de imagens.

  11. É possível realizar operações nas imagens formadas por esta representação? Exemplifique. Nestas operações pode acontecer perda de precisão ou qualidade? Como?