1. Introdução à Computação Gráfica
Post date: 08/12/2011 17:05:00
Nesta aula, vamos discutir a introdução à CG, bem como os assuntos fundamentais para seu entendimento, iniciando pelas suas principais áreas e aplicações.
O que você entende por Computação Gráfica?
Quais são consideradas as três principais sub-areas da computação gráfica? Explique cada uma delas suscintamente.
O que consiste uma imagem e o que difere cada tipo de imagem? Dê três exemplos de diferentes imagens com diferentes meios de formação.
O que é um pixell e o que ele representa?
Quais são as diferenças entre as imagens vetoriais e matriciais. Explique duas vantagens e duas desvantagens de cada uma delas. Em quais dispositivos cada um é utilizado.
Cite tipos de dispositivos de entrada e saída que são utilizados para os dois tipos de imagens.
Explique detalhadamente o funcionamento de um dispositivo gráfico de saída Por que os primeiros equipamentos gráficos eram vetoriais? O que causou a mudança para os atuais dispositivos que são predominantemente matriciais.
Explique o que é resolução espacial e profundidade de cor (color depth) de uma imagem.
É possível converter qualquer imagem vetorial numa imagem matricial?
É possível converter qualquer imagem matricial em uma imagem vetorial? Cite uma forma de representação de imagens.
É possível realizar operações nas imagens formadas por esta representação? Exemplifique. Nestas operações pode acontecer perda de precisão ou qualidade? Como?