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1. Introdução à Computação Gráfica

postado em 8 de dez de 2011 09:05 por Prof. Rodrigo Costa   [ 29 de ago de 2014 05:49 atualizado‎(s)‎ ]
Nesta aula, vamos discutir a introdução à CG, bem como os assuntos fundamentais para seu entendimento, iniciando pelas suas principais áreas e aplicações.


  1. O que você entende por Computação Gráfica?
  2. Quais são consideradas as três principais sub-areas da computação gráfica? Explique cada uma delas suscintamente.
  3. O que consiste uma imagem e o que difere cada tipo de imagem? Dê três exemplos de diferentes imagens com diferentes meios de formação.
  4. O que é um pixell e o que ele representa?
  5. Quais são as diferenças entre as imagens vetoriais e matriciais. Explique duas vantagens e duas desvantagens de cada uma delas. Em quais dispositivos cada um é utilizado.
  6.  Cite tipos de dispositivos de entrada e saída que são utilizados para os dois tipos de imagens.
  7. Explique detalhadamente o funcionamento de um dispositivo gráfico de saída Por que os primeiros equipamentos gráficos eram vetoriais? O que causou a mudança para os atuais dispositivos que são predominantemente matriciais.
  8. Explique o que é resolução espacial e profundidade de cor (color depth) de uma imagem.
  9. É possível converter qualquer imagem vetorial numa imagem matricial?
  10. É possível converter qualquer imagem matricial em uma imagem vetorial? Cite uma forma de representação de imagens.
  11. É possível realizar operações nas imagens formadas por esta representação? Exemplifique. Nestas operações pode acontecer perda de precisão ou qualidade? Como?
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