Prática 31/1/12
Post date: 31/01/2012 19:39:05
na prática de hoje, iremos fazer a utilização da glutperspective
Para isto, façam os seguintes passos.
Criem três quadrados, conforme mostrado na figura a seguir. Então, teste os seguintes passos e envie a resposta ao moodle em um .doc ou .txt até o fim da aula.
Questão 1:
Desenhe apenas o quadrado azul e veja o resultado, depois disto, desenhe os quadrados azul e verde (nesta ordem) e veja o resultado. Por fim, desenhe os quadrados na ordem (azul, verde e vermelho). O que acontece em cada uma das situações mostradas? justifique sua resposta.
Sem alterar a forma de projeção, qual é um valor para a função gluLookAt(eyex,eyey,eyez,aimx,aimy,aimz,upx,upy,upz) que possua as mesmas configurações padrões do opengl.
Dica: procure usar o alvo (AIM) como função do ponto do olho (EYE)
Qual seria os parâmetros da gluLookAt(...) para girar a câmera para deixar todos os objetos rotacionados à 45º?
Nesta posição, mude a forma de projeção para glFrustum(-2,2,-2,2,0.2,7). O que aparece na tela, explique o porque?
Mover a câmera, significa aplicar um deslocamento em sua posição (EYE) e aplicar o mesmo deslocamento à câmera. Para isto, crie uma função para mover a câmera para frente (+DZ) e para traz (-DZ) a partir do evento de teclado. Qual é a configuração do gluLookAt capaz de ver todos os objetos?
O que acontece quando alteramos apenas o último comando do frustrum? E o que acontece quando alteramos apenas o penultimo parâmetro do glFrustum? Tente aumentar e diminuir os parâmetros
O que poderia ser feito para aplicar um zoomout ou um zoomin sem mecher na posição da câmera?