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Exercícios AV2

postado em 15 de mar de 2012 10:52 por Prof. Rodrigo Costa   [ 27 de mar de 2012 13:19 atualizado‎(s)‎ ]

Parte 1: Modelagem e Projeções

  1.  Qual a diferença entre unicidade e ambiguidade? 
  2. O que é um sistema de modelagem wire-frame? Quais algumas de suas vantagens  e desvantagens?
  3.  Indique o que é e quais vantagens e desvantagens da representação de objetos por faces.
  4.  O que é um sistema de modelagem de superfície? Onde ele é mais usado? Quais algumas de suas vantagens e desvantagens?
  5.  O que é um sistema de modelagem de sólido? Quais são as maiores diferenças entre um sistema de modelagem de sólido e um sistema de modelagem de superfície?
  6.  Quais são as funções básicas de modelagem?
  7.  Como definir matematicamente uma operação de varredura em uma superfície?
  8.  Descreva duas formas de utilizar a operação de varredura?
  9.  O que é uma representação de voxel? Quais são seus prós e contras?
  10.  O que é uma representação octree? Quais são seus prós e contras?
  11.  Quais são as maiores diferenças entre uma representação octree e voxel?
  12.  Exiba a árvore de decomposição espacial em octree da figura abaixo. Use o cubo exemplo como referência para identificação dos octantes

  13. Repita a Questao anterior, agora com esta figura

  14. Explique as Operações Lógicas na Modelagem Geométrica Construtiva.
  15. Defina um método de armazenamento para ser usado em cada uma das representações de superfícies: octree, varredura, CSG. Justifique a escolha.
  16. Qual a diferença entre uma projeção paralela e uma projeção perspectiva?
  17. O que é Viewport?
  18. Quais são as duas pilhas utilizadas no OpenGL? Quais comandos são utilizados para manipulá-las? O que acontece após cada um dos comandos?
  19. Quais as sequências de operações para transformar um conjunto de vértices em uma imagem?
  20. Considere o seguinte programa em OpenGL:
    glTranslatef(-5.00, 10.00, 0.00);
    glutSolidCube(3);
    glTranslatef(5.00, 10.00, 0.00);
    glutSolidCube(3);
  21. Desenhe as vistas ortográficas(frontal, lateral direita e superior) da cena representada por este programa. 
  22. O que é modelview matrix? Onde a posição da câmera interfere nisso?
  23. Considere o volume de visualização e os objetos identificados como 1, 2 e 3 na figura ao lado. Sabendo que todos os objetos têm o mesmo tamanho. Com base nisto, responda a seguintes questões:

    a) que tipo de projeção está presente na figura ao lado.
    b) quais objetos estão presentes no campo de projeção
    c) o que é possível ver na imagem projetada.
    d) se mudássemos o formato de projeção, o que seria possível visualizar, com a câmera na mesma posição?
  24. As duas figuras ao lado são projeções do mesmo cubo no mesmo plano. Qual é a projeção paralela? Qual é a projeção perspectiva? Porquê?

Processamento de Imagens
  1. Explique quais são os passos necessários para se realizar reconhecer uma determinada informação a partir de uma imagem.
  2. O que consiste a base de conhecimento? Qual sua importância?
  3. Quais as duas etapas constituintes do processo de digitalização de uma imagem? Defina cada uma delas;
  4. Cite os problemas causados pela amostragem do sinal no processo de formação de uma imagem. Qual é a frequência mínima que deve ser usada para que o sinal amostrado possa ser completamente recuperado?
  5. Qual a diferença entre quantização e amostragem? Que efeito cada uma das duas tem sobre uma imagem?
  6. Quantos bytes são necessários para armazenar uma imagem 640 x 480 pixels com 128 níveis de cinza?
  7. Considere a ampliação da imagem da Lena mostrada abaixo, de dimensão 10 x 10. A matriz correspndente dos f(x,y) está representada na forma de texto para facilitar a leitura. 

    IMAGEM DE LENA COM 256 TONS DE CINZA (8 BPP)

    168

    163

    187

    184

    186

    185

    188

    162

    175

    174

    171

    159

    186

    191

    190

    160

    103

    136

    153

    162

    167

    166

    187

    191

    133

    149

    153

    130

    107

    87

    159

    188

    196

    128

    145

    156

    134

    170

    141

    114

    176

    200

    102

    118

    92

    98

    76

    118

    67

    102

    196

    87

    79

    71

    77

    71

    63

    77

    69

    58

    98

    91

    63

    77

    68

    61

    102

    177

    180

    90

    120

    94

    68

    108

    84

    99

    91

    200

    210

    186

    144

    148

    104

    117

    138

    119

    169

    205

    208

    161

    148

    157

    153

    139

    126

    128

    150

    153

    164

    181


    Calcule os novos valores dos pixels e rescreva a matriz considerando uma quantificação de 16 níveis de cinza, ou seja, uma profundidade de cor de 4 bits por pixel.
    OBS: Basicamente, a requantificação é obtida aplicando-se uma regra de três simples
  8. Represente a imagem anterior considerando agora que será utilizada o metade da sua taxa de amostragem.
  9. Devido o máximo de memória interna, uma placa gráfica de um certo computador é capaz de exibir uma tela de resolução 800x600 com “true color” (24 bits de cor). Mantendo a mesma razão de aspecto (isto é, razão entre as resoluções horizontal e vertical), que tamanho de tela esta placa pode suportar nos modos high-color (16 bits) e de 256 cores ?
  10. Quais são os efeitos causados por uma redução espacial e por uma redução do número de tons de cinza sobre a qualidade da imagem?
  11. Explique a aplicação do teorema de Nyquist em uma imagem? Levando em consideração este teorema, indique o que consistiria as grandes regiões homogêneas e os detalhes.
  12. Seja uma aplicação de reconhecimento biométrico,comente quais as tarefas que cada passo do processamento desempenhará na solução do problema, indicando os aspectos envolvidos e seu impacto no sistema como um todo.
  13. Repita a questão anterior agora considerando que a aplicação é um sistema de reconhecimento de frutas
  14. Repita a questão anterior, sabendo que a aplicação é um sistema para reconhecer placas de veículos durante a entrada e/ou a saída do estacionamento automatizado.
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