Tutoriais‎ > ‎Desktop Linux‎ > ‎

Aplicando patchs no Linux

postado em 25 de jul de 2013 03:48 por Prof. Rodrigo Costa
As vezes, algumas aplicações no Linux não tem o comportamento desejado e uma série de correções é disponibilizada para corrigir tais problemas.

Comprei um teclado sem + mouse fio da marca Multilaser, mostrado ao lado. O mesmo possui teclas de tamanho agradável e pressionar suave, mas na hora da compra não percebi que a única tecla ALT no teclado encontrava-se a direita do espaço.

Para quem não sabe, o alt a direita tem o papel de ALT+GR, que insere caracteres especiais ao apertar as teclas. Por exemplo ALGR + q = /, ALTGR +w = ? , altgr + ] = º, dentre outros.

O meu problema é que uso demais as teclas de atalho no linux, CTRL+ALT+T = terminal ou ctrl  alt + f1... f7 para utilizar terminais do Linux. Decidi então modificar o layout do teclado através do lxkeymap.


Ao selecionar as opções, no terminal aparecia os seguintes avisos:
/usr/bin/lxkeymap:340: Warning: unable to set property `activatable' of type `gboolean' from value of type `gchararray'  self.option_window.show_all()

Então procurei e encontrei um patch para resolver o problema. Bsixei o arquivo e executei o comando
patch -p1 < arquivo.patch
ou
patch -p1 /usr/bin/lxkeymap arquivo.patch
Ao corrigir o problema, ao alterar as opções, o aplicativo gerava uma mensagem de erro, não atualizando as informações selecionadas, ou seja, outro bug. Pesquisei novamente e baixei um segundo patch e apliquei-o. 

Com esses dois patchs consegui alterar as configurações do lxkeymap e agora posso utilizar melhor este teclado.
Comments